Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Casos marcantes: Modesto Carvalhosa

Advogado relembra caso em que desafiou o regime militar e evitou a destruição de prédio histórico em São Paulo

Publicado por Jota Info
há 6 anos


O jurista Modesto Carvalhosa, 86 anos, é um dos mais respeitados advogados do Brasil. Formado em 1957 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, abriu o seu escritório, especializado em Direito Empresarial, na década de 60. Carvalhosa recebeu a equipe do JOTA em seu escritório, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, para narrar o caso que acredita ser o mais marcante de sua jornada no Direito.

A história contada pelo advogado aconteceu em 1975, quando ele impetrou um mandado de segurança para que o regime militar não destruísse o prédio histórico da escola Caetano de Campos, na Praça da República, em São Paulo.

A ideia dos governantes era que o local fosse usado para a construção do Metrô República. Carvalhosa explica que o caso, pro bono, foi importante por ser um pioneirismo já que entrar na Justiça para impedir um ato administrativo de governantes do regime era algo inédito.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações632
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casos-marcantes-modesto-carvalhosa/557897063

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)