Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

O Excelso Pretório e a “Babel” ao vivo e a cores

Nunca se viu, “ao vivo e a cores”, na história do Supremo, pelo menos nos últimos 20 anos, uma sessão tão quente

Publicado por Jota Info
há 6 anos

A julgar pela sessão desta quarta-feira (21/3) do Supremo Tribunal Federal, o melhor programa vespertino das quartas e quintas na TV passou a ser mesmo o apresentado ao vivo pelo Excelso Pretório. À frente o ministro Gilmar Mendes – que criticou acerbamente a confecção das pautas pela presidente Carmen Lúcia – a sessão virou – como diria o ministro Marco Aurélio – “uma Babel!”.

Gilmar falou como se estivesse não numa sessão plenária, ou numa sessão administrativa. Mas numa “ágora” situada em plena capital da República Federativa do Brasil. Uma “ágora” nada parecida com aquela de Atenas. E muito menos com a “ágora” institucional que é o Parlamento.

Gilmar não se conteve ao proferir o seu voto numa ação em que todos estavam de acordo: a ADI na qual a Ordem dos Advogados do Brasil investiu contra aquele dispositivo da Lei das Eleicoes que permite “doações ocultas” a candidatos.

Leia texto completo no JOTA.info

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2000
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-excelso-pretorio-e-a-babel-ao-vivo-e-a-cores/558940459

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sem eufemismos. Não foi "quente". Foi uma baixaria de boteco. continuar lendo

O ponto principal é que qualquer que seja o resultado desta terça feira 22/03 os ministros do Supremo já mostraram a irresponsabilidade de cada um.
É impossível aceitar que tipos iguais a gilmar mendes, tofoli, lewandowski, rosa weber, marco aurélio mello, estejam (de toga) na mais alta corte da Justiça dando esta demonstração de irresponsabilidade, falta de decoro, falta de vergonha, brigando iguais a moleques de rua, se estapeando com palavrar baixas, e o pior, determinando como devem ser seguidas as Leis.
Meu Deus que baixaria. continuar lendo

A impressão que se tem, ao vislumbrar a atuação do Min. Gilmar Mendes em certos casos de notoriedade extrema, e principalmente nas sessões transmitidas através da Tv Justiça, é que o mesmo não é muito tolerável a diversidade de entendimento, principalmente quando este entendimento colide frontalmente com os seus.

Nestes caso, qualquer fidalguia, educação, conhecimento notório, é substituído pelo argumento da força bruta , da intimidação e da falta de educação pura e simples. Ontem mesmo, até chegar ao extremo, verifica-se que o Min. usou de sua verve cínica e grosseira contra a Min. Carmém Lúcia, contra o Min. Luiz Fux e finalmente contra o Min. Roberto Barroso.

Não se esta a questionar o preparo intelectual do Min. Gilmar Mendes como constitucionalista que é, mas, o preparo emocional quando tem suas convicções confrontadas com argumentos é de uma demonstração de desequilíbrio assustador.

Ao final, fica uma questão que poderia ter sido replicada pelo Min. Roberto Barroso, quando da afirmação/ordem do Min. Gilmar Mendes, para que o Min. Roberto Barroso fechasse seu escritório, qual seja: quando será que o Min. Gilmar irá fechar a instituição da qual é proprietário?

Afinal, aplicar-se-a o "faça o que eu digo e não o que faço", Min. Gilmar Mendes? continuar lendo

Ambos farinha do mesmo saco. Gilmar Mendes por tentar livrar seus amigos corruptos da cadeia e Barroso por tentar facilitar a liberação do aborto e das drogas por vias espúrias. continuar lendo

O prezado comentou que foi uma baixaria de boteco, nunca vi uma briga de boteco, de um ao outro chamar de Vossa Excelencia ! continuar lendo

É porque deve-se aplicar o "Vossa Excelência" em uma tabela de conversão do que é dito em boteco em função do que é dito no stf.

Infelizmente traduzir isso aqui pode levar a uma expulsão do site por comentário em total desacordo com a "Política de Respeito e Gentileza" do mesmo. continuar lendo