Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

É necessária a apreensão e perícia da arma de fogo para aumento da pena?

3ª Seção do STJ vai analisar a matéria como recurso repetitivo

Publicado por Jota Info
há 6 anos


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai analisar, como recurso repetitivo, se é ou não necessária a apreensão e perícia da arma de fogo para a incidência da majorante do artigo 157, parágrafo 2º, I, do Código Penal. Pela regra, a pena para subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência é de reclusão, de quatro a dez anos, e multa. No entanto, a pena aumenta de um terço até metade se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma.

A decisão de afetar os casos que tratam sobre a matéria foi do relator, ministro Sebastião Reis Júnior. Os processos serão analisados pela 3ª Seção do tribunal e a decisão servirá de orientação aos casos idênticos nas instâncias inferiores.

Segundo o ministro Sebastião Reis Júnior, a jurisprudência e a doutrina entendem que diante de outros meios de prova, inexiste a necessidade de apreensão da arma de fogo para que seja aplicado ao agente a majorante disposta no inciso I do § 2º do art. 157 do Código Penal.

No entanto, a 3ª Seção do STJ, no julgamento dos EREsp n. 961.863/RS, com relatoria para o acórdão do ministro Gilson Dipp, seguiu entendimento do Supremo Tribunal Federal e firmou a compreensão de que é prescindível a apreensão e perícia da arma para a aplicação da causa de aumento da pena, desde que comprovada a sua utilização por outros meios de prova.

A matéria será analisada com base em dois recursos indicados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1083
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-necessaria-a-apreensao-e-pericia-da-arma-de-fogo-para-aumento-da-pena/563244007

Informações relacionadas

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 6 anos

Resposta à Acusação /Defesa Prévia Maria da Penha

Fabiano Vasconcellos, Consultor Jurídico
Modeloshá 4 anos

Resp (Recurso Especial)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)