Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    É possível medida socioeducativa até 21 anos em caso ocorrido na menoridade?

    A resposta será dada pela 3ª Seção do STJ em recurso repetitivo

    Publicado por Jota Info
    há 6 anos


    É possível o cumprimento da medida socioeducativa até os 21 anos de idade, aplicada a adolescente em razão de fato praticado durante a menoridade? A resposta será dada pela 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em recurso repetitivo, ou seja, o entendimento servirá de orientação para os demais casos sobre a matéria.

    Para analisar o tema, o tribunal vai se basear em dois recursos – REsp 1.705.149 e REsp 1.717.022 – já julgados pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê a aplicação das medidas socioeducativas de internação e de semiliberdade, para além dos dezoito, até os vinte e um anos, mas não fala sobre medidas socioeducativas de liberdade assistida.

    Para ser tutelado pelo ECA, deve ser considerada a idade do adolescente à data do fato. Como prevê o artigo 104, parágrafo único, da Lei 8.069/1990, são penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, que estão sujeitos às medidas previstas na norma.

    Leia reportagem completa.

    • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
    • Publicações757
    • Seguidores932
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações353
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-medida-socioeducativa-ate-21-anos-em-caso-ocorrido-na-menoridade/563268921

    Informações relacionadas

    Notíciashá 19 anos

    Medida socioeducativa do ECA é passível de prescrição

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)