Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Os sinais de Toffoli para comandar o CNJ

Advogados e conselheiros avaliam que críticas a juiz da Lava Jato revelam como será gestão a partir de setembro

Publicado por Jota Info
há 6 anos


As duras críticas do ministro Dias Toffoli ao juiz Marcelo Bretas feitas foram interpretadas no meio jurídico como um indício de como o magistrado do Supremo Tribunal Federal deverá atuar na presidência do Conselho Nacional de Justiça. Responsável por orientar a atuação administrativa do Judiciário e por dar a palavra final sobre a punição de magistrados, a troca de comando no órgão se dará em setembro, quando Toffoli assumirá a chefia do CNJ e do STF no lugar da ministra Cármen Lúcia.

Advogados que atuam no conselho e conselheiros ouvidos reservadamente pelo JOTA acreditam que a substituição na presidência do CNJ representará uma mudança no perfil do órgão. A aposta é de que ele adotará um estilo mais discreto, mas devendo discutir, por exemplo, o comportamento de magistrados em relação à imprensa e às redes sociais.

Uma das críticas de Toffoli a Bretas no julgamento que determinou o retorno do ex-governador Sérgio Cabral da penitenciária de Curitiba para a prisão do Rio de Janeiro, inclusive, foi sobre uma postagem do responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro em uma rede social: “Esse que pousou com metralhadora? É juiz ou justiceiro?”, disse ao comentar os ataques do colega Gilmar Mendes ao juiz de primeiro grau.

Ao reforçar as críticas de Gilmar, o ministro ainda contou o que sua falecida mãe, que costumava ir à missa, dizia sobre os padres que falavam mal do tamanho das saias das mulheres novas. “Minha mãe dizia: esse deve ser o mais tarado. Quando falava de criança, dizia que esse deve ser pedófilo. O moralismo esconde coisas cruéis”, comentou.

LEIA REPORTAGEM COMPLETA.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações550
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-sinais-de-toffoli-para-comandar-o-cnj/569682333

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)