Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

TST impede obrigatoriedade de contribuição sindical por liminar

Caso envolveu Lojas Riachuelo, que alegou desconto indevido da contribuição sindical de seus empregados

Publicado por Jota Info
há 6 anos

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que não é possível obrigar, por liminar, o recolhimento de contribuição sindical por risco de prejudicar a empresa. O caso, que discutiu a aplicação da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467/2017), chegou ao tribunal por uma reclamação correicional da Lojas Riachuelo.

Em liminar, o corregedor-geral da justiça do trabalho, ministro Lelio Bentes Corrês, entendeu que impor o pagamento, em liminar, como ocorreu na instância inferior, resultaria em prejuízo à empresa por ser responsabilizada pelo “desconto indevido da contribuição sindical de seus empregados”.

A Reforma Trabalhista prevê que o recolhimento da contribuição só pode ocorrer se houver autorização prévia e expressa dos integrantes da categoria e, com isso, tornou facultativo o pagamento.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deferiu a liminar do sindicato e determinou o desconto e repasse à entidade sindical, de um dia de trabalho de todos os trabalhadores, a contar de março de 2018, bem como dos trabalhadores admitidos após o mês de março até o julgamento do processo. Pelo entendimento do TRF4, apenas lei complementar poderia alterar a contribuição sindical, por ter natureza tributária.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1167
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-impede-obrigatoriedade-de-contribuicao-sindical-por-liminar/572147879

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)