Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STJ permite que promotora seja esquecida em buscas sobre fraude em concurso

Caso é um dos primeiros da Corte a aplicar o chamado “direito ao esquecimento” para a internet

Publicado por Jota Info
há 6 anos

Uma promotora de Justiça do Rio de Janeiro conseguiu, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o direito de não ter mais o nome associado ao tema “fraude em concurso para juiz”. A decisão, tomada nesta terça-feira (8/5), permite que os mecanismos de busca da internet, como Google e Yahoo, não mostrem mais o nome da servidora relacionado ao episódio da fraude no concurso para magistratura.

O caso é um dos primeiros da Corte a aplicar o chamado “direito ao esquecimento” – a desindexação de resultados nos provedores – para a internet. Na prática, ainda não se sabe como o entendimento do STJ para este caso será aplicado. É que o tribunal tem uma jurisprudência antiga sobre a necessidade de a remoção de conteúdo supostamente ofensivo vir acompanhada da indicação específica das URLs.

Na situação da promotora, inocentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da acusação de fraudar um concurso para magistratura em 2007, não houve menção específica, ao longo das várias sessões de julgamento do processo, sobre a necessidade de apontar os endereços eletrônicos com o conteúdo que deverá ser escondido.

O caso, que começou a ser julgado em agosto de 2017, foi marcado por sucessivos pedidos de vista e desempatado pelo voto do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Ele seguiu a divergência aberta por Marco Aurélio Bellizze.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações647
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-permite-que-promotora-seja-esquecida-em-buscas-sobre-fraude-em-concurso/575605120

Informações relacionadas

64% dos aprovados no XXXI Concurso do MPRJ são alunos da AMPERJ

O direito ao esquecimento aplicado ao patrimônio digital do morto

Concurso para a Magistratura: 26 são aprovados na prova específica

Notíciashá 12 anos

TJ do Rio julga desembargadores por suspeita de fraude em concurso

Consultor Jurídico
Notíciashá 6 anos

STJ julga caso que discute desindexação de resultado de pesquisa na internet

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)