Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

TRF2 apura ação de estagiária em processo que garantiu auxílio-moradia a Bretas

Gilmar Mendes acionou órgãos para apurar suposta irregularidade na tramitação que evitou recurso da AGU

Publicado por Jota Info
há 6 anos

Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) informou que pediu apuração da conduta de uma estagiária e um diretor da 24ª Vara Federal por supostos erros processuais que impediram a Advocacia-Geral da União (AGU) de recorrer contra a decisão judicial que autorizou o pagamento de auxílio-moradia duplo ao juiz Marcelo Bretas, que é responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro.

O caso está sendo apurado após o ministro Gilmar Mendes questionar a concessão do benefício ao juiz, que é casado com a magistrada Simone Bretas, que também recebe a verba de R$4,3 mil. Bretas garantiu na justiça o direito de receber o auxílio, uma vez que o Conselho Nacional de Justiça estabelece que um casal de magistrados só pode receber um benefício.

De acordo com a corregedora do TRF2, Nizete Lobato Carmo, a juíza federal que proferiu a decisão concedendo o benefício a Bretas não tem responsabilidade no caso. No dia 5 de outubro de 2015, uma estagiária certificou a não submissão da sentença ao duplo grau e remeteu os autos ao Tribunal para reexame necessário às 12h09, dois dias antes do prazo em que a AGU poderia recorrer à própria 24ª Vara. Um advogado público tentou protocolar o recurso, às 13h26, mas não conseguiu. “Constatando o erro, o diretor de Secretaria da 24ª Vara Federal, no dia seguinte, 6/10/2015, desfez o ato de remessa, através do cadastramento do movimento “devolução de remessa”.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações464
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf2-apura-acao-de-estagiaria-em-processo-que-garantiu-auxilio-moradia-a-bretas/576748653

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)