Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Doações eleitorais: o que é e o que não é permitido no pleito de 2018

Papel das empresas será drasticamente reduzido ou mesmo zerado nestas eleições

Publicado por Jota Info
há 6 anos

A cinco meses do início da primeira eleição geral sem doações de pessoas jurídicas para candidatos, ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e especialistas em Direito Eleitoral ouvidos pelo JOTA acreditam que o papel das empresas no pleito será drasticamente reduzido, ou mesmo, zerado.

Pairam no ar, contudo, algumas dúvidas. Há divergências, por exemplo, se uma empresa pode convidar um candidato específico para conversar com seus funcionários ou se, nesses casos, todos os postulantes àquele cargo teriam de ser chamados para o encontro.

Leia reportagem completa.

Apesar disso, os especialistas ouvidos pela reportagem foram uníssonos em uma direção: a atuação de pessoas jurídicas não está limitada só à doação de dinheiro, mas também em ajudas com prestação de serviços ou com a compra de publicidade em veículo de comunicação para declarar voto em alguém, por exemplo.

Além das restrições à atuação da iniciativa privada, a advogada Marilda de Paula Silveira, que compôs a última lista tríplice para uma vaga de ministro-substituto do TSE, afirma que a Corte Eleitoral também limitou o financiamento coletivo via internet, conhecido como crowdfunding, uma novidade desse processo eleitoral.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações287
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/doacoes-eleitorais-o-que-e-e-o-que-nao-e-permitido-no-pleito-de-2018/578540108

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)