Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Redes sociais: mais importantes nas eleições, mas ainda assim não decisivas

Para presidenciáveis, o mais importante é o tempo de TV. Para deputados, contudo, internet será mais importante

Publicado por Jota Info
há 6 anos


Desde a eleição de Barack Obama nos EUA, em 2008, se dissemina entre marqueteiros brasileiros a tese de que a próxima eleição será a “eleição das redes sociais”. Isso aconteceu nos últimos quatro pleitos.

Neste ano, segundo especialistas em marketing político e advogados eleitorais ouvidos pelo JOTA, as mídias sociais terão sua maior influência até hoje nas campanhas, mas, ainda assim, não serão decisivas.

A televisão, dizem os especialistas, continuará sendo o principal meio de difusão de informações, uma vez que é a mídia com maior capilaridade. O grande diferencial deste pleito será a possibilidade, pelas candidaturas, de impulsionar conteúdos por meio de pagamentos. Em 2016, isso não era possível. Além disso, a restrição financeira das campanhas desde o fim do financiamento por empresas pode aumentar o uso de inteligência de dados.

Em 2014, considerando apenas doações oficiais, as eleições custaram R$ 5 bilhões. Neste ano, o fundo eleitoral público para as campanhas é de R$ 1,7 bilhão. O restante virá de doações de pessoas físicas.

Embora uma pesquisa do Ibope de novembro do ano passado tenha mostrado que, pela primeira vez, a internet será o fator mais influente para o eleitor definir o voto à presidência da República, de acordo com os próprios eleitores ouvidos, marqueteiros são enfáticos ao dizer que as redes sociais não funcionam como uma “varinha mágica”.

Segundo o levantamento, 56% dos brasileiros disseram que as redes sociais terão algum grau de influência na escolha do candidato – 36% acham que elas terão muita influência.

Leia a reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações225
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/redes-sociais-mais-importantes-nas-eleicoes-mas-ainda-assim-nao-decisivas/584812227

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)