Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

‘Precisamos de uma geração de engenheiros legais’, diz Richard Susskind

Para professor, Direito passa por um momento de disrupção: sobreviverão os que dominarem a tecnologia

Publicado por Jota Info
há 6 anos

Há 30 anos, o britânico Richard Susskind, professor da Universidade de Oxford e presidente da Sociedade para Computadores e Direito, estuda o impacto da inovação e da tecnologia no Direito pelo mundo. Sua tese é simples: clientes querem resultados, sejam eles entregues por advogados ou não.

Susskind esteve no Brasil para a 2ª Conferência Internacional de Governança da Informação para o Mercado Jurídico. Em um auditório lotado de advogados, ele ponderou que em alguns casos, é claro, somente advogados ou pessoas formadas em Direito podem fazer alguns serviços. Muitas vezes, porém, os processos podem ser mais eficientes, escaláveis e baratos, como em ações de massa, se racionalizados.

Segundo Susskind, duas versões do futuro se apresentam hoje. Na primeira, o futuro seria apenas uma versão melhor do mundo que vivemos hoje. Na segunda, a tecnologia avança de maneira veloz e causa a disrupção de variados setores econômicos e comportamentos sociais. Para ele, a premissa mais provável é a última.

Neste contexto, Susskind explica que o mercado jurídico sofre três grandes pressões que podem mudar suas feições: redução de custos, surgimento de novos fornecedores de grande escala e o avanço de novas tecnologias, especialmente as que lidam com grande processamento de dados.

“Precisamos de uma geração de advogados capazes de desenhar, desenvolver, entregar e manter os sistemas que substituirão as velhas formas de trabalhar. Precisamos de uma geração de engenheiros legais”, diz Susskind.

Leia a entrevista exclusiva concedida por Richard Susskind ao JOTA, em São Paulo.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2179
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/precisamos-de-uma-geracao-de-engenheiros-legais-diz-richard-susskind/585559088

Informações relacionadas

Thiago Noronha Vieira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Entre leis, artigos, planilhas e códigos: o caminho do Legal Engineer

Ana Paula Greicius Machado, Advogado
Artigoshá 4 anos

Como eu me tornei engenheira jurídica, ou melhor, legal engineer?

Marilza Nogueira  Advocacia, Advogado
Modeloshá 6 anos

Requerimento de Reajuste de Preço

Ricardo Kalil Lage, Advogado
Artigoshá 3 anos

Engenheiros Jurídicos. Quem são? O que fazem?

Pensador Jurídico, Advogado
Artigoshá 4 anos

Automação Jurídica: começo ou o fim?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Interessante a expressão "engenheiros legais" só lendo a matéria é que entendi o sentido 'legal'. Legal! continuar lendo

Tema importante e talvez não considerado muito relevante para alguns. Simples alerta às mudanças indubitáveis. Parabéns, título muito criativo! continuar lendo