Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Advogado pede ao TSE registro de candidatura avulsa a presidente

Autor de recurso que discute no STF candidatura avulsa alega que TSE deve aplicar artigo que prevê candidaturas sub judice

Publicado por Jota Info
há 6 anos

O advogado Rodrigo Mezzommo ingressou com uma ação cautelar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que pede para disputar a Presidência da República mesmo sem estar filiado a nenhum partido.

Autor do recurso extraordinário em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) que discute as candidaturas avulsas, ele sustenta que, como a questão ganhou repercussão geral no STF, a Corte Eleitoral deverá aplicar o artigo 16-A da Lei das Eleicoes, que permite a candidatos sub judice que façam todos atos relativos à campanha eleitoral, inclusive com nome na urna enquanto não tiver a situação apreciada pela Justiça.

“A próxima eleição está de tal sorte próxima que, em verdade, dificilmente ocorrerá desfecho meritório do recurso em trâmite no STF em tempo hábil para tal pleito. Assim, é ao TSE que cabe tutelar a questão enquanto a Suprema Corte não se manifesta no mérito”, sustenta. (clique aqui para ler a íntegra do recurso)

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações480
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-pede-ao-tse-registro-de-candidatura-avulsa-a-presidente/592357031

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)