Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Lewandowski permite posse de prefeita e volta atrás um ano e meio depois

Primeiramente, ministro não vislumbrou presença de terceiro mandato familiar, mas, depois, mudou de posição

Publicado por Jota Info
há 6 anos

Com o registro de candidatura indeferido em todas as instâncias da Justiça Eleitoral, a política Ana Grasiella Magalhães pôde tomar posse como prefeita de Iguaba Grande (RJ) graças a uma liminar do ministro Ricardo Lewandowski em dezembro de 2016. Um ano e meio depois, porém, novamente por meio de uma decisão monocrática, o ministro mudou de visão e entendeu que Ana Grasiella estava inelegível.

Com isso, o presidente do Legislativo local assumiu o Executivo municipal e uma eleição suplementar será realizada para eleger o novo prefeito da cidade. A defesa de Grasiella apresentou agravo à última decisão e o caso deverá ser apreciado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no segundo semestre deste ano, mas o recurso não tem efeito suspensivo.

Na matéria, está em discussão se a eleição de Grasiella configurou terceiro mandato familiar, o que é proibido pela Constituição. Em 2008, o sogro dela foi eleito prefeito. Em 2012, seis meses antes do pleito, ele renunciou ao cargo para permitir que a parente disputasse a chefia do Executivo do município. Grasiella, então venceu a eleição e, em 2016, disputou novamente o pleito e foi reeleita com 70%, mesmo com o registro de candidatura sub judice.

Após ter o registro indeferido pelo juiz de primeira instância, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata recorreu ao STF e teve uma liminar concedida por Lewandowski. Na decisão, o ministro entendeu que os dois requisitos necessários para uma liminar, “a fumaça do bom direito e a iminência de seu perecimento”, estavam presentes.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações332
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lewandowski-permite-posse-de-prefeita-e-volta-atras-um-ano-e-meio-depois/601917159

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)