Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

União ajuíza ações para remover da internet críticas e ofensas a órgãos federais

Três processos pedem que vídeos considerados ofensivos sejam retirados do YouTube. Acórdãos são conflitantes

Publicado por Jota Info
há 6 anos

A União, representada pela Advocacia-Geral da União (AGU), move ao menos três ações em que pede a remoção da internet de conteúdos que considerou ofensivos a seus órgãos. Todas elas têm como alvo o Google, dono do site YouTube.

Os três processos já tiveram decisões em segunda instância, tomadas no final do ano passado e em abril deste ano pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). O teor dos acórdãos é conflitante.

Num dos casos que tramita no TRF3, sob o número 0020007-02.2015.4.03.6100, a União se insurgiu contra o vídeo “As Quadrilhas da Receita Federal – Operação Zelotes” em que José Vescovi Junior, ex-fiscal da Receita, criticava e chamava de “corruptos”, “bandidos”, “criminosos”, “quadrilheiros” e “prevaricadores” funcionários – alguns citados nominalmente – da instituição em que atuou, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

Segundo a União, representada pela advogada da União Saiyuri Imazawa, o vídeo causa “ofensa grave à imagem da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Departamento da Polícia Federal e Ministério Público Federal, promovendo ataques inaceitáveis à dignidade dos servidores”, atingindo “o patrimônio moral destas instituições federais”.

Liminarmente, em outubro de 2015, a juíza Adriana Galvão Starr determinou a remoção do vídeo porque as alegações “desbordam do legítimo exercício do direito à liberdade de expressão, vez que contém graves imputações e acusações a agentes públicos, ferindo sobremaneira a moral e a honra”.

Em novembro de 2016, a liminar foi revogada e o processo extinto sem resolução de mérito porque o juízo entendeu que “não se pode admitir que declarações questionando a conduta de determinados agentes públicos sejam entendidas como ofensas à própria instituição” e que “os fatos narrados na inicial somente poderiam eventualmente atingir a honra das próprias pessoas citadas e nomeadas e não da própria União”.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações194
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-ajuiza-acoes-para-remover-da-internet-criticas-e-ofensas-a-orgaos-federais/605571515

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)