Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Audiência sobre aborto opõe STF e Legislativo e gera críticas sobre ativismo judicial

Em fala no Supremo nessa segunda (06/8), senador Magno Malta ameaçou mudar leis caso a ADPF 442 seja acolhida

Publicado por Jota Info
há 6 anos

Durante o segundo dia da audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a descriminalização do aborto até a 12ª semana, a Corte foi acusada de usurpar a competência de Câmara dos deputados e Senado – ou seja, legislar – ao apreciar o tema.

Convidado a falar pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família nessa segunda-feira (06/8), o senador Magno Malta (PR-ES) criticou o que chamou de “ativismo judicial” do STF, dizendo que o Congresso Nacional “não está omisso” para que a Corte decida sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O pedido consta na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, proposta pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2017.

Ao longo dos 20 minutos de sua exposição, o parlamentar capixaba relembrou à ministra Rosa Weber, relatora da ação e responsável pela audiência pública, que participou de sua sabatina para o STF, afirmando que, ao ser questionada sobre o tema do “ativismo judicial”, Weber teria respondido que “o Judiciário tem ausência de legitimidade democrática, seus membros não são eleitos”.

Malta chegou a tecer ameaças ao Supremo caso a Corte acolha o pedido feito na ADPF. “Se essa ADPF tiver êxito, eu vou emendar a Lei 9.605 [de 1995] para que um feto tenha os mesmos direitos que um ovo de tartaruga”, disse. “O STF tem a oportunidade única de devolver ao Parlamento a discussão dessa matéria, porque isso não cabe ao Supremo”.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações457
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-sobre-aborto-opoe-stf-e-legislativo-e-gera-criticas-sobre-ativismo-judicial/608951087

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)