Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

STF tem dois votos para permitir sacrifício de animais em rituais religiosos

O relator, ministro Marco Aurélio, porém, condicionou o abate do animal ao consumo da carne

Publicado por Jota Info
há 6 anos

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem dois votos para determinar que o sacrifício de animais em cultos de religiões de matriz africana não afronta a Constituição. O julgamento sobre o tema começou nesta quinta-feira (9/8), mas foi interrompido após o ministro Alexandre de Moraes pedir vista.

O relator, ministro Marco Aurélio, afirmou que a proteção à liberdade religiosa deve ser linear e que seria “irracional proibir” esses rituais enquanto a maior parte da população consome carne de origem animal sem restrições. O magistrado, no entanto, condiciona o abate ao consumo da carne.

“O sacrifício de animais é aceitável se, afastados os maus-tratos no abate, a carne for direcionada ao consumo humano”, disse. O magistrado votou para dar interpretação conforme à Constituição e estabelecer que o sacrifício vale para todas as religiões, não apenas às de origem africana. (Leia a íntegra do voto de Marco Aurélio).

A discussão acontece no Recurso Extraordinário 494.601, apresentado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul contra acórdão do Tribunal de Justiça do RS que entendeu ser constitucional a lei estadual que determinou que o sacrifício dos animais nesses casos não infringe o Código Estadual de Proteção aos Animais.

Após o pedido de vista, o ministro Edson Fachin decidiu antecipar o voto e se posicionou pelo desprovimento total do recurso, defendendo que é necessário dar “especial proteção às culturas que foram sempre estigmatizadas”.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1069
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-tem-dois-votos-para-permitir-sacrificio-de-animais-em-rituais-religiosos/611132442

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 4 anos

Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX RS - RIO GRANDE DO SUL

Questões Inteligentes Oab, Agente Publicitário
Notíciashá 5 anos

STF decide que sacrifício de animais em cultos religiosos é constitucional

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Então como chamam que temos a cultura do aborto, logo o mesmo deve ser descriminalizado. continuar lendo

“especial proteção às culturas que foram sempre estigmatizadas”
Curiosa frase... em pleno 2018, aceitar o sacrifício de uma vida (que não é a minha) para pedir graças (para mim) e achar que quem estigmatiza são os outros... continuar lendo