Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TSE analisará inelegibilidade de Lula por iniciativa ou provocação, diz Admar

Ministro negou pedido para que Corte declare desde já que ex-presidente não pode fazer campanha

Publicado por Jota Info
há 6 anos

Às vésperas do fim do prazo de registro de candidaturas, o ministro Admar Gonzaga negou nesta segunda-feira (13/8) requerimento para que o Tribunal Superior Eleitoral declare desde já a inelegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o impeça de fazer campanha.

O ministro afirmou que, assim que eventual pedido de registro for formalizado, a Corte irá analisar por iniciativa própria/ dever do cargo ou por provocação se o petista é elegível. Admar rejeitou o pedido por questão processual. “Se e quando formalizado o pedido de registro, cumprirá a esta Corte, ex officio ou por provocação das partes legitimadas, analisar os requisitos de elegibilidade dos pretensos candidatos, entre os quais a arguida a inelegibilidade do requerido”, escreveu.

“Vale lembrar que a jurisprudência desta Corte há muito se firmou no sentido de que “as causas de inelegibilidade e as condições de elegibilidade são aferidas no momento do pedido de registro de candidatura”, completou.

Segundo o ministro, nos termos do art. 11, § 10, da Lei 9.504/97, corre por conta das alterações fáticas e jurídicas supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade, de sorte que é incabível a inversão da ordem natural das coisas, ou seja, a discussão prematura acerca da viabilidade de registro incerto, ainda não formalizado.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações243
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tse-analisara-inelegibilidade-de-lula-por-iniciativa-ou-provocacao-diz-admar/612442692

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)