Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

É legítima determinação do CNJ para divulgação de salários dos magistrados, diz Barroso

Ao indeferir ação de associação contra publicidade, ministro diz que há que se pagar preço pela opção por carreira

Publicado por Jota Info
há 6 anos

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou pedido da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes) para desobrigar o Tribunal Regional Federal da 2ª Região de observar resolução do Conselho Nacional de Justiça (STF) que determinou a divulgação dos salários de todos os magistrados do país. (Leia a íntegra da decisão)

Segundo Barroso, é legítima a determinação do CNJ e a publicação dos vencimentos “é o preço que se paga pela opção por uma carreira pública no seio do estado republicano”.

O ministro Joaquim Barbosa havia indeferido o pedido da Ajuferjes e, nesta semana, Barroso rejeitou o agravo interposto contra a decisão.

A entidade argumentou que o conselho extrapolou sua natureza regulamentar e afrontou as garantias constitucionais da privacidade e da intimidade ao editar tal norma. “Além disso, agrediu o princípio da proporcionalidade, que, sabidamente, deve pautar toda e qualquer intervenção do Poder Público na esfera privada das pessoas, sejam elas servidores públicos ou não”, alegou.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações695
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-legitima-determinacao-do-cnj-para-divulgacao-de-salarios-dos-magistrados-diz-barroso/617814206

Informações relacionadas

Associação dos Magistrados do Acre
Notíciashá 10 anos

CNJ aprova nota técnica favorável ao ATS

COAD
Notíciashá 12 anos

Gratificações: pagamento deve ser mantido durante afastamentos legais

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Quero ver é os Tribunais "cumprirem" a decisão. Apitar no direito dos outros é fácil, mas quando se trata em mostrar os seus ganhos, os tribunais "camuflam, escondem, dificultam, não atualizam", e criam toda forma de obstáculos para impedir o acesso público. São do tipo, fazei o que eu mando, mas não o que nós fizemos. Assim é fácil! continuar lendo

Quem julga, DEVE ser exemplo! continuar lendo

Parabéns ao ministro Barroso, suas palavras, são um importante sinal a sociedade. continuar lendo