Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Após empate, Moraes vai decidir se STF recebe denúncia de Bolsonaro por racismo

Julgamento volta na próxima semana. Rosa e Barroso defenderam abrir ação penal. Fux e Marco Aurélio rejeitaram

Publicado por Jota Info
há 6 anos

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) está dividida sobre o recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL/RJ) por racismo. O julgamento foi interrompido com o placar de 2 a 2 após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, que prometeu retomar a análise do caso na sessão da próxima semana.

Nesta terça-feira (28/8), os ministros Marco Aurélio (relator) e Luiz Fux consideraram que, apesar de Bolsonaro ter usados frases infelizes, não ficou configurada a prática de crime. De outro lado, os ministros Luís Roberto Barroso e Rosa Weber afirmaram que as declarações do político sobre quilombolas e gays caracterizam-se como discurso de ódio e são discriminatórios.

Se Moraes receber a denúncia, o parlamentar vai responder a ação penal por crime de racismo, que é inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos mais multa. Caso contrário, ele será absolvido e não responderá mais por isso no STF.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações243
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-empate-moraes-vai-decidir-se-stf-recebe-denuncia-de-bolsonaro-por-racismo/618523214

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)