Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Já pensou em trabalhar com Direito Desportivo?

Advogado André Sica dá dicas a estudantes que desejam seguir a carreira e explica crescimento dos E-Sports

Publicado por Jota Info
há 6 anos

O advogado André Sica é o responsável pela área de Direito Desportivo do escritório CSMV Advogados. Atuando no cargo desde 2009, após fazer um curso no exterior sobre Direito Desportivo e posteriormente sair do escritório Pinheiro Neto Advogados, ele destaca em entrevista ao JOTA o aumento das demandas de um setor ainda novo na advocacia nacional: o e-sport, ou esporte eletrônico. A modalidade já é responsável por quase metade de suas demandas e, segundo o advogado, ainda não atingiu a sua capacidade total de crescimento.

“Os clubes [de esporte eletrônico] já nasceram neste século, ou seja, já adotaram o modelo empresarial. Os seus gestores são full-time na função de comandante. Por isso esses esportes cresceram de maneira tão grande em um curto espaço de tempo”, explicou o advogado.

Ele conta que começou a trabalhar na área em 2013 e, na época, “praticamente pagava para atuar com esporte eletrônico”. Com o tempo, avalia, o investimento deu certo. “Esse setor se tornou realidade e o estouro dela ainda está por vir”, aponta. André também comentou sobre o mercado de trabalho do Direito Desportivo em geral e deu dicas aos estudantes que pretendem se especializar no assunto. “A primeira dica é perceber que os grandes advogados de Direito Desportivo são ótimos profissionais generalistas”, explicou.

Para o advogado, o atual mercado da área está em evolução, apesar de ainda ser dominado pelo Futebol, deixando a atuação em outras modalidades esportivas com um pouca restritas no caso de esportes como basquete e vôlei, por exemplo.

“É uma evolução que acontece devido a uma questão bastante simples: o mercado está passando do amadorismo, pois o esporte sempre foi tratado como algo recreativo, para o profissionalismo”, explicou Sica.

O advogado também teve o privilégio de atuar em casos no tribunal Federação Internacional de Futebol (FIFA). De acordo com Sica, a corte julga grandes casos envolvendo “grandes transferências, grandes clubes e atletas”. Ele explica ser necessário conhecer os próprios regulamentos da FIFA e também a legislação Suíça, que é a usada para os casos desportivos.

“O profissional precisa de uma ótima oratória, pois a audiência é extremamente importante e a defesa oral tem que ser muito forte. Essas audiências normalmente acontecem na Suíça. É uma parte romântica do trabalho. É uma das coisas que faz esse mercado ser tão atrativo e chamar a atenção”, afirmou Sica.

Leia a entrevista na íntegra.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações720
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ja-pensou-em-trabalhar-com-direito-desportivo/626145730

Informações relacionadas

Luiz Felipe Gomide, Advogado
Artigoshá 4 anos

Direito Desportivo: Por onde começar?

Pedro Mattei, Advogado
Artigoshá 2 anos

Contrato Desportivo de Atleta Não Profissional

Consultor Jurídico
Notíciashá 5 anos

Sarah Hakim é eleita presidente da Associação paulista dos Advogados Trabalhistas

Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Contrato para jogadores de futebol

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 2 anos

As 15 áreas do Direito mais bem remuneradas para ficar atento

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)