Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Em 4 anos, implementação da Lei Anticorrupção nos estados ainda é ‘tímida’

Há estados que ainda não regulamentaram lei. Mesmo os que o fizeram não seguem os procedimentos corretos

Publicado por Jota Info
há 6 anos

Pouco mais de quatro anos depois de entrar em vigor, a Lei Anticorrupcao (12.846/13) nos estados ainda produz efeitos tímidos na comparação com a esfera federal. A conclusão consta de uma pesquisa realizada pelos advogados Luiz Francisco Mota Santiago Filho e Louise Dias Portes, associados do Tauil & Chequer Advogados.

Com pedidos enviados via Lei de Acesso a Informacao (LAI) a todos os estados, a dupla levantou a existência ou não de regulamentação estadual da Lei Anticorrupcao, a quantidade de processos instaurados com base na lei, a quantidade de condenações e seus fundamentos, os valores das multas aplicadas e o número de empresas que foram inscritas no Cadastro Nacional De Empresas Punidas (CNEP) e no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS).

Até o início deste ano, 14 estados da federação já haviam regulamentado a lei por meio de decreto, mas somente sete instauraram processos administrativos em face de empresas que, de alguma maneira, se relacionam com o poder público.

“Se por um lado mais da metade dos estados já regulamentou a Lei Anticorrupcao para conferir-lhe eficácia local no tocante aos processos, por outro a inércia dos demais entes federados não pode ser desconsiderada”, analisam Luiz Francisco e Louise Dias.

Nas unidades federativas, ao todo, foram 87 processos abertos contra 177 empresas desde a implementação da lei. Um terço das processadas é do ramo de construção e engenharia — alvo preferencial de grandes operações como a Lava Jato.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações210
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-4-anos-implementacao-da-lei-anticorrupcao-nos-estados-ainda-e-timida/634593982

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)