Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Celso de Mello: fala de Eduardo Bolsonaro é inconsequente e golpista

Para decano do STF, votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica

Publicado por Jota Info
há 5 anos

Decano do Supremo Tribunal Federal, o ministro Celso de Mello fez, até agora, a defesa mais enfática da Corte diante da divulgação de um vídeo no qual o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, fala em fechar o tribunal caso uma decisão impeça seu pai de assumir o cargo.

O vídeo foi gravado antes do primeiro turno das eleições numa aula de cursinho no Paraná para o concurso da Polícia Federal. “Pra fechar o STF não manda nem um jipe, manda um soldado, um cabo”, afirmou. “Não é querer desmerecer o soldado e o cabo não”, acrescentou. “Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação popular?”, questionou.

Celso classificou a fala de golpista. “Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!!”, afirmou o ministro em nota divulgada pela Folha de S. Paulo.

E completou: “Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito”.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações404
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/celso-de-mello-fala-de-eduardo-bolsonaro-e-inconsequente-e-golpista/640525312

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Cara de pau... continuar lendo

Ministro sensato. continuar lendo

Polícias prendem juízes prendem e o STF solta porquê temos que sujeitar ministério corrupto e ficar enxugando gelo milhões em verbas desperdiçada pelo descaso judicial continuar lendo

Aumentam seus próprios salários em 16% enquanto existem 13 milhões de desempregados e vem falar em estado democrático de direito. Sabe o que vai acontecer se fechar o STF? .... NADA! continuar lendo