Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Por que não é possível pagar pedágio com cartão de crédito?

Nenhuma das empresas que administram estradas no país aceita o plástico; setor teve receita de R$ 19,5 bi em 2017

Publicado por Jota Info
há 5 anos

O cartão de crédito e débito é a opção de pagamento preferida de quatro a cada dez brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) no ano passado. Aproximadamente um terço dos consumidores de serviços do país prefere essa modalidade por enxergar nela segurança, conforto e por não precisar levar dinheiro vivo consigo. Segundo o Banco Central, são 50 milhões de indivíduos com pelo menos um desses cartões em suas bolsas e carteiras.

Para os usuários de 1,8 bilhão de veículos pedagiados que trafegaram por rodovias concedidas à iniciativa privada no ano passado não houve essa possibilidade. Nenhuma das 53 empresas que administram estradas no território brasileiro aceita o plástico. Para passar, a opção é o papel moeda e vale-pedágio — ou então o pagamento automático via rádio frequência, uma solução chamada “tag”. O uso dessa solução sugere que tecnologia não é o problema. Então por que os pedágios não aceitam pagamento em cartões de débito e crédito?

Trata-se de uma fatia nada desprezível de consumidores: um quarto da população o usa para pagar suas contas. O levantamento do SPC mostra ainda que 41% dos usuários já deixaram de fazer compras em estabelecimentos por não aceitarem essa forma de pagamento. Para pedágio, contudo, não existe opção de não usar a estrada. O jeito é mesmo usar dinheiro ou os tags.

Em todo caso, a unanimidade das concessionárias chama a atenção. O JOTA contatou diversas fontes ligadas ao setor a fim de entender essa história. Algumas hipóteses foram aventadas.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3026
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-que-nao-e-possivel-pagar-pedagio-com-cartao-de-credito/645234656

Informações relacionadas

AGORA É LEI: PEDÁGIOS TERÃO A OPÇÃO DE PAGAMENTO EM CARTÕES DE CRÉDITO

Doutor Multas, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 anos

Conheça os direitos que você possui ao trafegar em rodovias concessionadas

Pagamento de pedágio com cartão de débito ou crédito

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-71.2021.8.19.0004 202200135676

Marcel Munhoz Garibaldi, Advogado
Artigoshá 8 anos

O pedágio e o direito de ir e vir

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acredito que deveria ser obrigatotio a opção de uso de cartão tanto no débito quanto no crédito, ainda mais agora que as pessoas evitam pegar em dinheiro. Muitas vezes nós , nos separamos sem dinheiro físico, e temos apenas cartão. Isso acaba ferindo a constituição que nos dar o direito de ir e vir. continuar lendo