Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

STF investe em inteligência artificial para dar celeridade a processos

Ferramenta Victor identifica se recursos se enquadram em repercussão geral e destaca, em segundos, peças principais

Publicado por Jota Info
há 5 anos

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deverão ganhar um aliado para ajudá-los a reduzir o acervo de mais de 39 mil processos da Corte. O nome dele é Victor e ele promete tomar decisões em 10 mil casos para remetê-los a instâncias inferiores, ao reconhecer um tema de repercussão geral.

Victor não será o décimo segundo ministro, nem um juiz auxiliar — ele sequer é uma pessoa. Apesar do nome humano, Victor é uma inteligência artificial, desenvolvida a um custo de R$ 1,6 milhão, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), e que deve ser totalmente implantada até o começo do ano que vem.

Victor já sabe interpretar recursos, separar por temas e destacar as peças principais para agilizar os processos na Corte e desafogar os gabinetes dos ministros. Em alguns casos, o sistema já faz em 5 segundos o serviço que funcionários levavam mais de 30 minutos.

Além disso, Victor tem potencial para dar uma solução, sozinho, para cerca de um oitavo dos recursos extraordinários (REs) que chegam ao STF – como em 2017 foram apresentados 80 mil REs à Corte, ele teria colocado fim a 10 mil casos naquele ano.

Isso porque Victor irá devolver automaticamente aos tribunais de origem os recursos extraordinários que se enquadrarem em um dos 27 temas de repercussão geral que o instrumento foi ensinado a identificar. A devolução se dá tanto para aplicar uma tese já aprovada pelo STF, quanto para sobrestar um processo e aguardar uma definição dos ministros para o caso.

Esta função da ferramenta, contudo, ainda está sendo aperfeiçoada, já que atualmente, tem apresentado uma média de acerto de quase 90%. Os técnicos do tribunal trabalham junto com a UnB para conseguir uma margem de erro menor antes de implementá-la, o que está programado para o início de 2019.

Um serviço do Victor que já está em uso é a identificação e a separação das cinco peças principais do processo: o acórdão recorrido, o juízo de admissibilidade do recurso extraordinário, a petição do RE, a sentença e um eventual agravo no recurso.

Os servidores do Núcleo de Repercussão Geral levavam 30 minutos para desempenhar esta atividade. Agora, o robô faz o trabalho em apenas 5 segundos. Em muitos casos, o setor sequer fazia essa divisão e enviava o processo ao relator sem a separação.

Agora, após os gabinetes receberem os processos para já com as peças destacadas, os ministros têm pedido para que o mesmo trabalho seja feito com o passivo que está sob sua responsabilidade, a fim de facilitar a elaboração das decisões.

Leia reportagem completa sobre o Victor.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3758
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-investe-em-inteligencia-artificial-para-dar-celeridade-a-processos/657530982

Informações relacionadas

Damião Oliveira, Estudante
Artigoshá 6 anos

Inteligência Artificial no Direito

Karine Odorizzi Vieira, Advogado
Artigoshá 9 meses

Responsabilidade Civil e Inteligência Artificial

Bernardo de Azevedo, Advogado
Artigoshá 5 anos

Conheça VICTOR, o sistema de inteligência artificial do STF

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

38. Um Olhar Sobre Victor, a Inteligência Artificial do Supremo Tribunal Federal

Direito Diário, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Responsabilidade civil do proprietário por dano causado por acidente em veículo automotor

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Se houvesse uma jurisprudência firme do STF, não haveria tantos recursos. Não só as Turmas e os ministros divergem entre si. Mas um mesmo ministro decide de forma diversa em casos similares. Parece que algumas decisões são prolatadas por assessores, sem qualquer revisão, que decidem como bem entendem.
Então, sempre vale a pena recorrer, pois é possível ter "sorte" de o recurso ser provido, mesmo com decisões contrárias do STF. continuar lendo

Q bom. Quem sabe a inteligência artificial supre o que a inteligência pessoal não está 'cobrindo'. continuar lendo

Estão automatizando tudo, em breve não haverá necessidade nem de sexo, alias nem de humanos a não ser como baterias tal e qual Matrix.

Obs.´. No mundo, em fins de 2018, temos utilidade para 10 %, se tanto, da população atual com os restantes 90 % perfeitamente descartáveis assim que resolvermos a forma de eliminá-los sem empestear o ar com a queima dos corpos e sem estragar a terra com o chorume de quase sete bilhões de cadáveres. continuar lendo

Seis letras tem o nome da solução, amigo:
G-U-E-R-R-A! ;)
E nem precisará de trincheiras para isso, basta uma sala com um mainframe potente! Talvez um Computador quântico dê conta do recado! continuar lendo

A culpa e dos Ministros, não sei para que tanto recurso.Tem processo que esta tramitando a mais de 20 anos so na base dos recursos PALHAÇADA continuar lendo