Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Fux derruba a própria decisão e autoriza multa a transportador que não seguir tabela de fretes

Ministro afirmou que liminar anterior poderia prejudicar negociações do futuro governo Bolsonaro com setor

Publicado por Jota Info
há 5 anos

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, derrubou liminar concedida na semana passada que proibia a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de multar as transportadoras que não seguirem as tabelas de preço do frete.

O ministro atendeu pedido da Advocacia-Geral da União e reconsiderou sua própria decisão que barrava penalidades pelo descumprimento da tabela.

Fux entendeu que a liminar poderia prejudicar negociações do governo Bolsonaro com o setor. “Ocorre que, consoante afirma a Advocacia-Geral da União, os canais de participação dos setores interessados serão efetivados “pela nova estrutura governamental que assumirá a condução do País, em breve, no início do próximo ano”. Consoante preconiza o art. , § 2º, do Novo Código de Processo Civil, o “Estado promoverá, sempre que possível, a solução consensual dos conflitos”. Com esse desiderato, este juízo vem priorizando as vias amigáveis de diálogo para a solução das questões sociais subjacentes ao julgamento da causa, inclusive com a realização de audiências com as partes interessadas e também de audiência pública”, escreveu o ministro.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações262
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fux-derruba-a-propria-decisao-e-autoriza-multa-a-transportador-que-nao-seguir-tabela-de-fretes/658442084

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tudo com base e sensibilidade na Resolução Consensual de Conflitos. Muito bom e decisão bem acertada pelo Ministro Luiz Fux.

Todavia, em que pese a situação destrinchada acima, a melhor resolução para o caso em comento seria a efetiva redução de impostos que é o objetivo crucial da categoria dos caminhoneiros e não tabelamento de fretes. continuar lendo