Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Bolsonaro pode alterar IOF e outros impostos com uma ‘canetada’?

Tributaristas dizem que alguns impostos podem ser alterados pelo Executivo, mas resultado pode não ser o esperado

Publicado por Jota Info
há 5 anos

Na primeira semana de seu governo, uma das primeiras propostas tributárias do presidente Jair Bolsonaro foi o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), junto da diminuição da alíquota máxima do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Este aumento, que o presidente afirmou ter assinado, gerou dúvidas, porém horas depois a informação foi desmentida pelo secretário especial da Receita, Marcos Cintra, e, em seguida, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

A medida não saiu do papel, mas a maneira como ela poderia ter ocorrido gerou dúvidas no mercado financeiro. O presidente pode aumentar e diminuir impostos como o IOF via decreto? As normas brasileiras permitem que o tributo mude da noite para o dia, ou a medida precisaria passar pelo Poder Legislativo?

Para as duas perguntas, a resposta é sim: o Poder Executivo pode, por meio de decreto, aumentar a alíquota de impostos que tratem de produção, operações financeiras, importação, exportação e transações com ouro, quando este for considerado um ativo. Esta é uma faculdade prevista no § 1º do artigo 153 da Constituição, que retira a necessidade de espera de 90 dias para que a mudança tenha efeitos – a chamada “anterioridade nonagesimal”.

Para outros impostos e tributos federais incidentes sobre renda e proventos – como, por exemplo, o Imposto de Renda Pessoa Juridica (IRPJ), a Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), o PIS e a Cofins – ou sobre a propriedade rural, como no caso do Imposto Territorial Rural (ITR), a alteração deve vir por meio de lei ordinária, aprovada no Congresso Nacional.

Outra dúvida levantada por juristas é relativa à motivação do aumento do IOF: para recompor o déficit dos cofres públicos a medida é valida, ou, para tal, seria necessária a aprovação do Legislativo? No caso específico do Imposto sobre Operações Financeiras, a Lei nº 8.984/1994, que regulamenta o assunto, permite correções “tendo em vista os objetivos das políticas monetária e fiscal” – o que poderia excluir alterações para recomposição do caixa da União.

Neste caso, de acordo com tributaristas ouvidos pelo JOTA, a resposta também se mantém positiva.

“Pode mudar e vigorar já a partir de agora? Resposta é sim, Bolsonaro pode”, afirmou o sócio do Mattos Filho, Roberto Quiroga. O tributarista aponta, porém, que a proposta de alteração da alíquota do IOF não foi específica – já que o imposto tem divisões internas. Atualmente, os fatos geradores do IOF são: operações de câmbio; crédito; compra e venda de títulos mobiliários e pagamentos de seguros – cada um com uma alíquota distinta.

Leia reportagem completa no JOTA.info

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4198
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolsonaro-pode-alterar-iof-e-outros-impostos-com-uma-canetada/664295061

Informações relacionadas

Claudia Divino, Advogado
Artigoshá 5 anos

Os decretos do poder executivo em matéria tributária

Filipe Paz, Advogado
Artigoshá 4 anos

Medida Provisória pode criar/aumentar imposto?

Blog Mariana Gonçalves, Advogado
Artigoshá 6 anos

Meu imóvel é rural ou urbano?

Carla Cerqueira, Advogado
Artigoshá 5 anos

Taxa de Iluminação Pública X Contribuição de Iluminação Pública

Bruno Caparroti, Advogado
Artigoshá 5 anos

Tributo e suas Funções: Fiscalidade, extrafiscalidade, e parafiscalidade.

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A distribuição de renda no Brasil é vergonhosa. São 5% da população que detém 95% da riqueza. Estes não precisam usar cheque especial nem tomar empréstimos.
Aumentar IOF é taxar os endividados. Pisar na cabeça de quem já está atolado até o pescoço.
Está na hora de se pensar em taxar as grandes fortunas. continuar lendo

Resumindo: a con$$$$tituição comunista de 1988 é uma josta! continuar lendo

Motivo de estarmos na merda é a CF88. continuar lendo

A alíquota máxima, do IRPF, que dizem que ele quer reduzir, para 25%,pode ser alterada apenas por ele?Entraria em vigor, quando? continuar lendo

OU seja, estamos ferrados. continuar lendo