Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Marco Aurélio autoriza retomada de investigação que atinge Flávio Bolsonaro

O caso estava suspenso por liminar dada pelo ministro Luiz Fux durante o plantão

Publicado por Jota Info
há 5 anos

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta sexta-feira (01/02) a reclamação do senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ) que pedia a suspensão da apuração do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre movimentações financeiras atípicas do parlamentar e seu ex-assessor Fabrício Queiroz. (Leia a íntegra)

Com isso, o MP estadual pode retomar o caso que chegou a apontar depósitos suspeitos do filho do presidente Jair Bolsonaro. Durante o plantão do Judiciário, o ministro Luiz Fux havia concedido uma liminar suspendendo as investigações. Na volta do recesso, o relator, ministro Marco Aurélio, indeferiu o pedido do filho do presidente da República. Para o ministro não houve usurpação de competência da Corte, uma vez que as suspeitas envolvem o mandato de Flávio como deputado estadual.

O ministro citou que houve uma mudança na jurisprudência do STF que limitou o foro por prerrogativa de função. “A Lei Maior, ao prever cumprir ao Supremo julgar Deputados e Senadores, há de ter abrangência definida pela conduta criminosa: no exercício do mandato e relacionada, de algum modo, a este último. Neste processo, a leitura da inicial revela que o reclamante desempenhava, à época dos fatos narrados, o cargo de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, tendo sido diplomado Senador da República no último dia 18 de dezembro. A situação jurídica não se enquadra na Constituição Federal em termos de competência do Supremo”, disse.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações412
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marco-aurelio-autoriza-retomada-de-investigacao-que-atinge-flavio-bolsonaro/670149820

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fico até abismado em concordar com o ministro, mas concordo. continuar lendo

Tem que investigar, contudo, do jeito que nossas instituições caíram em descrença, seja qual for o resultado, será posto em dúvida. continuar lendo