Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Alexandre de Moraes critica ‘delação premiada’ em crimes violentos

Antes do ministro, Moro defendeu o uso do 'plea bargain' para crime de qualquer gravidade

Publicado por Jota Info
há 5 anos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou claro que é contra a delação premiada em casos de crimes violentos. A fala foi feita durante seminário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre segurança pública realizado nesta segunda-feira (25/02), em Brasília.

Moraes disse que o combate ao crime organizado violento se faz com inteligência, e que os mecanismos têm de ser diferentes daqueles utilizados no combate aos crimes de corrupção na administração pública. O ministro do Supremo não citou o projeto do ministro da Justiça Sérgio Moro, mas nele há uma proposta de utilizar o plea bargain, uma espécie de delação, até para crimes violentos.

“Nós não vamos conseguir diminuir ou combater de forma eficaz a criminalidade organizada violenta se nós não investirmos na inteligência. Não é o mesmo combate da criminalidade organizada não violenta. A delação premiada ou a colaboração premiada deu muito certo no combate à corrupção. Quantos narcotraficantes foram presos por delação premiada? Nenhum. Não é um mecanismo comprovadamente que serve pra esse tipo de combate”, disse Moraes. “No caso da criminalidade violenta, ninguém arrisca”.

Pouco antes de sua fala, o ministro Moro havia palestrado, defendendo o uso do plea bargain independente da gravidade do crime. A proposta faz parte de seu pacote anticrime, projeto de lei que foi entregue à Câmara dos Deputados na semana passada.

Moro disse que, em seu pacote, propõe dois tipos de plea bargain. O primeiro seria para “crimes de reduzido potencial ofensivo, com pena máxima que não ultrapassa quatro anos”, sendo apenas uma ampliação das possibilidades da suspensão constitucional do processo. Já o segundo, seria para crimes de qualquer natureza.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações580
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alexandre-de-moraes-critica-delacao-premiada-em-crimes-violentos/680155334

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)