Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

PGR e AGU divergem sobre papel da Petrobras na Lava Jato

Após governo apontar estatal como parte da engrenagem criminosa, MPF defende que empresa é ‘vítima de esquema predatório’

Publicado por Jota Info
há 5 anos

Em mais um capítulo em torno da disputa por acordos de leniência, a Procuradoria-Geral da República e a Advocacia-Geral da União divergem no Supremo Tribunal Federal sobre o papel da Petrobras no esquema de corrupção descoberto pela Lava Jato.

Após a AGU apontar que a estatal era parte da engrenagem criminosa, o MPF defendeu que a empresa é “vítima de um esquema criminoso predatório”.

A discussão ocorre no âmbito da ação de descumprimento de preceito fundamental (568) na qual a PGR questionou acordo fechado entre a Petrobras e a força-tarefa da Lava Jato do Paraná para a destinação de recursos de multa aplicada à estatal pelas autoridades americanas por prejuízos aos acionistas pelo avanço da operação.

A PGR diz que o propósito da AGU querer implicar a Petrobras no esquema tem o objetivo de tentar defender sua prerrogativa e sua legitimidade exclusivas para celebrar acordos de leniência, “matéria que nada tem a ver com esta ação de descumprimento de preceito fundamental”. Ao longo da Lava Jato, o MPF tem fechado acordos de leniência, a chamada delação das empresas, com empresas envolvidas no escândalo de corrupção.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações273
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-e-agu-divergem-sobre-papel-da-petrobras-na-lava-jato/696050218

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)