Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STF declara inconstitucionais leis que proíbem transporte por aplicativos

Ministros consideraram que o serviço faz parte da livre concorrência e é transporte privado remunerado

Publicado por Jota Info
há 5 anos

Por unanimidade, o STF decidiu nesta quarta-feira (8/5) que são inconstitucionais leis que proíbem ou restringem transportes de passageiros por aplicativo, como Uber, Cabify e 99. Os ministros entenderam que os aplicativos fazem parte da livre concorrência.

O julgamento tem repercussão geral, porém a fixação da tese que toda a Justiça deve adotar será feita apenas na quinta-feira (9/5). Com a decisão, os aplicativos ficam liberados em todo o país, e o STF declara que todos os municípios devem respeitar a Lei Federal 13.640, de 2018, pois é o Congresso quem competência sobre a matéria.

A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário 1.054.110 e na Arguição de Preceito Fundamental (ADPF 449), de relatoria dos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, respectivamente.

Em dezembro, os dois ministros já haviam votado no sentido de proibir leis que restringem esses transportes, mas o julgamento havia sido suspenso após pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski.

Em seu voto, Lewandowski acompanhou integralmente os relatores nas duas ações. O ministro citou o parecer da Advogacia-Geral da União (AGU) para defender que a atuação de novos serviços estimularia a livre concorrência e a qualidade do serviço ofertado, “permitindo que a população possa escolher qual serviço poderá utilizar”.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1076
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-declara-inconstitucionais-leis-que-proibem-transporte-por-aplicativos/705799587

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Lembrando que as cãmaras municipais ficaram em massa ao lado dos taxistas contra os aplicativos. E quem bancou politicamente o Uber em São Paulo foi o Haddad. continuar lendo