Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Dez medidas provisórias podem perder a eficácia nos próximos dias

São 8 editadas por Temer e 2 por Bolsonaro. Aprovação, no entanto, depende de uma forte articulação do governo

Publicado por Jota Info
há 5 anos

Oito medidas provisórias editadas pelo ex-presidente República Michel Temer (MDB) perdem a validade entre os dias 23 de maio e 3 de junho. Somam-se a elas, outras duas medidas editadas por Jair Bolsonaro (PSL) que também caducam em 3 de junho.

Quatro das oito medidas editadas ano passado e as duas primeiras medidas editadas por Bolsonaro no dia 1º de janeiro ainda têm chance de serem convertidas em lei. São elas a que altera o capital estrangeiro nas companhias aéreas, a MP do Saneamento, a que cria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados e a MP 866/2018, que autoriza a criação da empresa pública NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea S.A e caduca em 30 de maio.

A aprovação das medidas, no entanto, depende de uma forte articulação do Governo, que já reconhece que o trabalho será difícil. Outras quatro MPs sequer passaram pela comissão mista, numa clara falta de interesse do governo e do próprio Parlamento de convertê-las em lei.

A primeira medida a caducar, no dia 23 de maio, é a MPV 863/2018, que promove a abertura de 100% do setor aéreo ao capital estrangeiro. A expectativa era que ela fosse votada essa semana pela Câmara, mas em reunião na terça-feira (14/5), os líderes partidários decidiram mandar mais um duro recado ao Palácio do Planalto: irão obstruir o plenário da Casa e nenhuma Medida Provisória será votada nesta semana.

A decisão da Câmara de não votar as MPs foi considerada como uma derrota para o governo, que corre o risco de não aprovar as duas primeiras medidas editadas em seu governo. A MP 870/2019 que cria a nova estrutura administrativa do Executivo e a MP 871/2019, que coíbe fraudes no INSS.

A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), atribuiu a derrota à atuação de colegas de legenda e integrantes do governo que partiram para o enfrentamento com o centrão após a retirada do COAF do Ministério da Justiça (MJ).

Nos bastidores, a deputada afirma que seria melhor para o governo manter uma boa relação com os deputados de centro e aceitar as mudanças aprovadas na comissão que discutiu a MP 870/2019, da estrutura administrativa, em vez de insistir em levar o COAF para o MJ.

Leia reportagem completa.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações500
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dez-medidas-provisorias-podem-perder-a-eficacia-nos-proximos-dias/709175337

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)