Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

STF veta privatização de estatal sem Congresso, mas libera venda de subsidiárias

Após a decisão do plenário, Fachin revogou liminar que impedia a venda da TAG pela Petrobras

Publicado por Jota Info
há 5 anos

O Supremo Tribunal Federal fixou nesta quinta-feira (6/6) que a venda do controle acionário das estatais precisa seguir dois critérios: aval do Congresso e processo licitatório.

A maioria dos ministros, no entanto, fixaram que essas operações envolvendo empresas subsidiárias e controladas devem ter tratamento diferenciado, sendo dispensada a necessidade de lei específica, mas tendo que passar por um processo de concorrência que permita a competição.

A decisão do Supremo é considerado um marco para o plano bilionário do governo para privatizações, que deve ganhar fôlego após a reforma da Previdência e atende ao que o próprio governo esperava, uma vez que permite um modelo mais flexível para as subsidiárias que são o foco central do plano de privatização.

O entendimento também deve ser adotado por estados e municípios.

Em plano divulgado, o Ministério da Economia já informou que não pretende privatizar, por exemplo, Petrobras, Banco do Brasil, caixa e BNDES. Segundo dados do governo, são 134 empresas estatais federais, sendo 88 subsidiárias: 36 da Petrobras, 30 da Eletrobras, 16 do Banco do Brasil, três do BNDES, duas da Caixa e uma dos Correios.

Os ministros discutem as medidas cautelares nas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 5624, 5846, 5924 e 6029 que questionam dispositivos da Lei 13.303/2016, a chamada Lei das Estatais.

A lei trata do estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (conhecida como Lei das Estatais).

O principal ponto atacado nas ações é o que permite a alienação de ativos de estatais e sociedades de economia mista sem licitação e sem edição de lei autorizativa. Em junho do ano passado, o relator, Ricardo Lewandowksi, concedeu liminar para fixar que essas operações precisam seguir os dois critérios.

Leia reportagem completa sobre a sessão.

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações506
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-veta-privatizacao-de-estatal-sem-congresso-mas-libera-venda-de-subsidiarias/718780980

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)