Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Dodge termina mandato sem legado expressivo e com Lava Jato enfraquecida

Gestão foi marcada por atritos com membros do MPF e queda no número de delações e denúncias

Publicado por Jota Info
há 5 anos

Sem conseguir a recondução, Raquel Dodge se despede de um mandato conturbado na Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta terça-feira (17/9) e passa a cadeira, interinamente, a Alcides Martins. Só depois de ser sabatinado e aprovado pelo Senado, Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao posto, poderá assumir.

A primeira mulher a assumir a PGR deixa o cargo sob críticas de ter enfraquecido a Operação Lava Jato, e com pouco apoio entre os membros do Ministério Público Federal. Vista por muitos procuradores como centralizadora e pouco aberta ao diálogo, Dodge chegou a levar para o Supremo Tribunal Federal sua insatisfação com a fundação bilionária prevista pela força-tarefa da Lava Jato em Curitiba – e saiu vitoriosa.

Por outro lado, Dodge levantou como suas principais bandeiras a proteção às minorias, meio ambiente e liberdade de expressão.

Durante a eleição de 2018, acionou o STF para garantir que universidades tivessem seu direito de expressão protegido. Foi cautelosa, porém, ao enfrentar o Executivo, tanto no governo Michel Temer – que a indicou – quanto no governo Jair Bolsonaro, com poucas ações questionando suas medidas.

Na reta final do mandato de dois anos, Raquel Dodge mandou recados em defesa da democracia e alertas para que ela seja preservada. “Fiquem atentos a todos os sinais de pressão sobre a democracia liberal, vez que no Brasil e no mundo surgem vozes contrárias ao regime de leis, ao respeito aos direitos fundamentais e ao meio ambiente sadio também para as futuras gerações”, falou em sua última sessão como PGR no Supremo Tribunal Federal.

Leia análise completa da gestão de Dodge no JOTA.info

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações597
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dodge-termina-mandato-sem-legado-expressivo-e-com-lava-jato-enfraquecida/757741639

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O "sistema" ! continuar lendo

Entretanto, se manifestou - às pressas - em vários expedientes. Oxalá, tivesse deixado ao próximo. continuar lendo

Não é de se admirar. Sendo ela quem é, seguindo quem segue, não é surpresa alguma. continuar lendo

Quando ela arquivou a delação do Léo que atingiria o presidente do STF e o presidente da Câmara, onde os procuradores do caso, pediram afastamento, já estava decretada o seu fim, e ainda saiu atirando para todos os lados continuar lendo