Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Em resposta à Lava Jato, Congresso derruba vetos à lei de abuso de autoridade

Deputados e senadores derrubaram 18 dos 33 pontos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro

Publicado por Jota Info
há 5 anos

Em uma clara resposta à Lava Jato, o Congresso derrubou 18 dos 33 pontos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro ao projeto de abuso de autoridade.

A ofensiva para derrubar os vetos começou na semana passada, depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou a busca e apreensão nos gabinetes do senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo no Senado, e do deputado Fernando Bezerra Filho (DEM-PE).

Os líderes do PCdoB e PT haviam pedido destaque a todos os vetos do presidente, mas ao perceberem que o governo seria derrotado, apresentaram novo requerimento pedindo a retirada dos destaques. Essa manobra foi duramente criticada pelo líder do Novo na Câmara, deputado Marcel Van Hattem, que reclamou que o requerimento para retirada dos destaques da votação do projeto de abuso de autoridade só foi lido pelo presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) depois de proclamado o resultado no painel.

Até a semana passada a expectativa do governo era de que o Senado manteria os vetos do presidente ao projeto, mas a Operação Desintegração, da PF, mudou o cenário. O governo já havia mapeado esta mudança como um custo político assumido pelo Congresso. Na avaliação de aliados de Bolsonaro, o presidente fica bem com a ala “lavajatista” que o apoia, enquanto os congressistas endereçam o recado ao ministro Sergio Moro.

O projeto original tratava das 10 Medidas Contra a Corrupção, de iniciativa popular, liderado pelo procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa Lava Jato. No congresso, deputados e senadores incluíram ao texto artigos punindo condutas abusivas de juízes e procuradores.

Entre os itens derrubados pelo Congresso está o artigo 30, que prevê pena de 1 a 4 anos de detenção para quem der “início ou proceder à persecução penal, civil ou administrativa sem justa causa fundamentada ou contra quem sabe inocente”. Com a derrubada do veto, o dispositivo poderá ser aplicado a promotores.

Leia reportagem completa no JOTA.info

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações516
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-resposta-a-lava-jato-congresso-derruba-vetos-a-lei-de-abuso-de-autoridade/761143750

Informações relacionadas

Paulo Antonio Papini, Advogado
Notíciashá 5 anos

Lei do Abuso de Autoridade, ou, A Bandidagem está em festa

NOTA PÚBLICA - LEI DO ABUSO DE AUTORIDADE

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Houve um Acordão entre o executivo e legislativo. SE de fato houvesse uma verdadeira ojeriza a esse projeto de lei de autoria de Renan Calheiros e "turminha de inocentes", o veto seria total e não parcial.

Ficou, no final, mais um "prego no caixão da #LavaJato", com a infeliz anuência do executivo. continuar lendo