Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STF decidirá com repercussão geral licença-maternidade em união homoafetiva

Corte dirá se é possível a extensão da licença-maternidade à mãe não gestante e quais são os limites e parâmetros

Publicado por Jota Info
há 5 anos

É possível a concessão de licença-maternidade a mãe não gestante, em união estável homoafetiva, cuja companheira engravida após procedimento de inseminação artificial?

A resposta jurídica a esta questão deverá ser dada proximamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) quando for julgado, com repercussão geral para todas as instâncias, recurso extraordinário do município de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, contra acórdão do Tribunal de Justiça estadual que permitiu tal concessão.

O ministro Luiz Fux, relator do RE 1.211.446, submeteu ao plenário virtual a proposta para que o caso seja apreciado com o carimbo de repercussão geral pelo pleno presencial, e outros três integrantes da Corte já votaram neste sentido: Marco Aurélio, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.

Pelo regimento do STF, é suficiente o apoio de quatro ministros (incluindo o relator) no plenário virtual para que um recurso extraordinário seja julgado no presencial com repercussão geral.

Leia reportagem completa no JOTA.info

  • Sobre o autorNotícias jurídicas que fazem a diferença
  • Publicações757
  • Seguidores932
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações656
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decidira-com-repercussao-geral-licenca-maternidade-em-uniao-homoafetiva/773489738

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vamos acompanhar! Muito interessante esse assunto e ao mesmo atual, pois nossa sociedade vive em constante estado de evolução e mudanças e se faz necessário que as normas jurídicas se adequem à realidade social. continuar lendo

Se eu conheço bem o STF eles vão querer que a gente arque com 2 licenças maternidade. O que é um absurdo. continuar lendo